terça-feira, 3 de março de 2020

SAÚDE DA COLUNA


Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.


Ao  realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto;

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

TIPOS DE DORES NAS COSTAS.


Dor irradiada é a dor surda e latejante que percorre desde a região lombar descendo pela perna, mas a dor pode ser aguda e intensa. Geralmente, envolve apenas um lado ou a parte de trás da perna, não a perna toda. A dor pode percorrer todo o caminho até o pé ou só até o joelho. A dor irradiada geralmente indica a compressão de uma raiz nervosa causada por doenças como uma hérnia de disco, osteoartrite ou estenose da coluna vertebral. Tossir, espirrar, se esforçar ou curvar enquanto as pernas estão retas pode desencadear a dor. Se a pressão na raiz nervosa for grande ou se a medula espinhal também estiver comprimida, a dor pode ser acompanhada por fraqueza muscular na perna, sensação de formigamento ou, até mesmo, perda de sensibilidade.

FONTE:   https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/dor-na-regi%C3%A3o-lombar-e-no-pesco%C3%A7o/dor-na-regi%C3%A3o-lombar

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

A COLUNA DOEU? PRESTE ATENÇÃO! TIPOS.

                                                                                                                                                     Imagem da internet
Tipos comuns de dor nas costas, incluindo local, irradiada e dor referida.

dor local ocorre em uma região específica da região lombar. É o tipo mais comum de dor nas costas. A causa é geralmente uma pequena lesão discal, artrite na articulação, distensão muscular, entorse ou outra lesão. A dor pode ser constante ou latejante ou, algumas vezes, intermitente e aguda. A dor repentina pode ser sentida quando uma lesão for a causa. A dor local pode ser agravada ou aliviada pelas mudanças de posição. A região lombar pode ficar sensível ao toque. Pode ocorrer espasmo muscular.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A COLUNA DOEU? PRESTE ATENÇÃO!

                                                                                                        Imagem da internet.

Isso é até mais mais relevante do que o diagnóstico. "Em alguns casos, o exame de imagem mostra um problema, mas não é necessariamente ele que está causando a dor, e sim este conjunto de fatores sociais e maus hábitos", aponta Cunha. Aliás, isso faz o exercício ser ainda mais necessário. "Tanto que a maioria dos atletas profissionais de tênis, por exemplo, tem artrose na coluna mas não sente dor", lembra Rached.

Sem contar que costas sedentárias possuem um risco maior de sofrer a dor idiopática, ou seja, sem origem conhecida. Essa informação é importante porque as doenças mais sérias de coluna respondem por apenas 1% das dores na lombar, as mais comuns e incapacitantes entre a população. "Até 94% desses casos ocorrem por causas múltiplas ao invés de um problema específico", diz Cunha.

Para se ter ideia, um estudo do ano passado conduzido em parceria com a Universidade de Sidney e a Universidade Federal de Minas Gerais, envolvendo mais de 30 mil brasileiros, identificou que 25% deles sofriam com esse tipo de incômodo. Mas, atenção: se a dor durar mais de seis semanas, piorar e limitar cada vez mais os movimentos, além de estar estar associada a outros sintomas como febre e formigamentos, vale fazer uma investigação aprofundada com o médico.


Fonte:  https://www.uol.com.br/vivabem/listas/10-dicas-para-manter-a-coluna-jovem-por-mais-tempo.htm

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

DE OLHO NOS MÚSCULOS (EM TODOS ELES)

                                                                                                                                                                                   Imagem da internet

A coluna tem uma musculatura específica, mas não é só ela que precisa de atenção. A partir dos 40 anos, começa um período de perda de massa muscular e mudanças no metabolismo que culminará na sarco penia na terceira idade, quadro caracterizado por esse déficit e pela diminuição na força. Ela aumenta o risco de quedas e até de morte nessa fase da vida.
A boa notícia é que com exercícios físicos --eles de novo!-- e uma boa alimentação tornam possível a recuperação de parte dessa perda. A musculação é uma boa pedida, mas sempre com orientação profissional e sem cargas intensas logo de cara, além das atividades que trabalham mais a musculatura que sustenta a coluna, como vimos acima.
Só não vale usar a falta de intimidade com os halteres como desculpa. "Hoje sabemos que o exercício local é eficaz e bem-vindo, mas trabalhar a musculatura de modo geral também tem esse efeito protetor para as costas", diz Cunha.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Altere as posições.


                                                            Imagem da Internet

Procure dar intervalos de descanso entre as posições, modificando-as frequentemente ou até realizando alguns exercícios durante o dia. Permanecer na mesma posição por tempo prolongado provoca fadiga e acúmulo de substâncias nocivas nos músculos contraídos.

Fonte:  https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/cuidados-com-a-coluna

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

POSTURA AO PEGAR OBJETOS.


Carregar bolsas, sacolas, malas
Distribua o peso igualmente nos dois braços. Evite sobrecarregar apenas um lado do corpo, que pode ocasionar desvio de coluna.
Agache-se para pegar coisas no chão
É comum apenas as pessoas inclinarem as costas para alcançar objetos que estão no chão. Este jeito de pegar objetos está incorreto. O ideal é agachar e dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta. Principalmente se for erguer objetos pesados. Pegue corretamente pesos e objetos no chão. O ciático agradece.


Fonte;  https://vertebrata.com.br/blog/dicas-de-postura-para-evitar-problemas-na-coluna/

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Fortaleça a sua coluna


                                                                                    Imagem da internet.
Mantenha os músculos das costas fortesMúsculos fracos e sem condicionamento no abdômen e nas costas não oferecem um apoio apropriado à coluna, podendo levar ao aparecimento de dor e ao risco de lesões. É preciso buscar o fortalecimento da musculatura desta região do corpo, praticando exercícios, com orientação médica, que visem alongar e fortalecer as costas e os músculos abdominais, como yôga ou pilates.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

DICAS DE PREVENÇÃO DE DORES NA COLUNA

                                                                                                                                                                                    Imagem da Internet

Mantenha um peso corporal saudávelO peso extra, particularmente quando concentrado na região abdominal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos circundantes. Por outro lado, a magreza extrema, que pode ser acompanhada por baixa massa óssea, também coloca o paciente em risco de desenvolver osteoporose. A indicação do especialista é contar com acompanhamento médico para determinar e manter o peso ideal durante a vida.

Extraído do site:  https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2013/10/conheca-nove-dicas-para-prevenir-problemas-de-coluna-4315667.html

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

DICAS PARA PREVENIR DORES NA COLUNA!



1) Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costas

Para se manter saudável, sua coluna precisa de um regime regular de alongamento, fortalecimento e exercícios de condicionamento aeróbico como natação, yoga, musculação e caminhadas. De acordo com o neurocirurgião especialista em coluna Eduardo Iunes, sem exercício, os músculos podem ficar fracos e sem condicionamento, o que pode levar a dores nas costas e a lesões.


Extraído do site:  https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2013/10/conheca-nove-dicas-para-prevenir-problemas-de-coluna-4315667.html

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

DE ONDE VEM A DOR NA COLUNA?

                                                                                                                                             Imagem da internet

Geralmente, a dor na coluna tem origem em alterações nos discos intervertebrais, nos ligamentos, músculos e nervos, e podem partir de diferentes regiões do corpo. Os problemas na coluna também costumam ser responsáveis por incômodos nos braços e pernas e por dores de cabeça persistentes. Além disso, ela também pode ter origem inflamatória, tipo que afeta 3% dos adultos.
Alguns casos de dor nas costas podem ser resultado de uma inflamação do nervo ciático, o principal nervo dos membros inferiores, que controla as articulações dos quadris, joelhos e tornozelos.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

ALONGAR FAZ BEM A COLUNA

                                                                                                                                                                                                                   Imagem da internet

Alongamento

Os exercícios de alongamento podem aliviar (e muito) a dor na coluna. Isso acontece porque eles desenvolvem a amplitude dos movimentos, promovendo o relaxamento muscular. O ideal é fazer logo pela manhã, ao acordar, mas você pode fazer também no trabalho ou sempre que sentir necessidade.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

TRATANDO A DOR NA COLUNA.

                                                                                                                                                                                   Imagem da internet

Compressa morna
As compressas de água quente ou de gel, encontradas facilmente em farmácias, ajudam bastante. Ao aplicar a compressa morna sobre o local da dor, ela relaxa a musculatura, e aumenta o fluxo de sangue, proporcionando alívio. Só toma cuidado com a temperatura, tá!
Se estiver muito quente, ela pode causar queimaduras e aí você vai ter outro problema para tratar. Uma boa ideia é colocar uma toalhinha entre a pele e a bolsa térmica. 

Extraído do site:   http://portal.paguemenos.com.br/semprebem/saude/item/10443-como-aliviar-a-dor-na-coluna

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

DOR NO PESCOÇO QUE VAI ATÉ O BRAÇO


Cervicobraquialgia

















Imagem da internet

Trata-se de uma dor na região cervical que se origina no pescoço e se propaga pela medula espinhal até chegar ao braço e aos dedos.
A cervicobraquialgia, além de ser essa dor já descrita, também se caracteriza por câimbras intensas, transtornos de sensibilidade, fraqueza muscular, enrijecimento ou sensação de frio ou de calor intenso, como se fosse uma queimadura.
Ainda assim, é possível que experimentemos dor de cabeça, dificuldade para mover o pescoço, para nos sentar, tontura, náuseas… Quase qualquer movimento vem acompanhado por intensas dores e incômodos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

FAZER EXERCÍCIOS AJUDA A PROTEGER A COLUNA

                                                                                                                              Imagem da internet
Vale combinar atividades aeróbicas com as que fortaleçam a musculatura do dorso, chamada de estabilizadora profunda da coluna, para prevenir o desgaste prematuro. Caminhadas entram no primeiro grupo e yôga, pilates e musculação no segundo. Todas essas atividades possuem efeito comprovado no alívio do sofrimento e fortalecimento da região posterior do corpo."Escolha o que dá prazer, mesmo que seja apenas uma caminhada", aconselha Vinicius Cunha de Oliveira, fisioterapeuta e pesquisador da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. "O que mais importa é manter a frequência recomendada de pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana."
Essa movimentação também é fundamental para tratar as dores, mesmo quando já existe uma doença instalada.Vale começar com atividades de baixo impacto para só então aumentar a intensidade, e sempre com a orientação de um profissional. Caso contrário, existe o risco da lesão aumentar em vez de diminuir.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

CUIDADOS AO USAR O COMPUTADOR


Olhos nos olhos... da tela do computador!

O monitor do seu equipamento deve ficar na altura dos seus olhos, pois manter a cabeça inclinada para baixo também gera uma sobrecarga na coluna. A postura inadequada ao encarar a telinha pode ainda favorecer o aparecimento da dor cervical, que atinge a porção de cima das costas e atrapalha bastante a vida.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DOR NA LOMBAR (LOMBALGIA)


A lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna. É a  segunda maior causa de afastamento do trabalho e prejudica em muito as  atividades do dia-a-dia. E o pior: ela tende a aumentar justamente porque  passamos grande parte do tempo sentadas com posturas inadequadas. Sem contar o  sedentarismo, que também contribui para a piora do quadro. 
Infecções, inflamação, sedentarismo, erro postural,  obesidade, osteoporose, lesões causadas por esportes, traumas, estiramento  muscular, hérnia de disco, artrose e artrite são apenas alguns dos muitos  fatores que podem desencadear a dor. 
E é preciso tomar cuidado, essa região é de suma importância  para o funcionamento de todo o resto do corpo. Ela permite que façamos a  maioria dos movimentos, além de ser um pilar de sustentação para nos manter em  pé. 
A lombalgia pode ser classificada de 3 maneiras: a aguda, quando  aparece de repente, podendo ser após um movimento brusco e com duração de  aproximadamente 1 mês. A crônica, quando a dor é bem intensa e dura mais de 3  meses. E a referida, quando a dor parte da região lombar e irradia para outra  parte do corpo, como posterior de coxa ou glúteos.
Simples atitudes evitam o de transtorno, como estar sempre  atenta à postura, evitar carregar muito peso, dobrar os joelhos ao abaixar e  manter uma vida ativa. 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

TORCICOLO

Torcicolo

                                              Imagem da internet

Se você alguma vez já perdeu a mobilidade no pescoço (ou  toda vez que tentou fazer isso sentiu uma espécie de “fisgada”) durante um  período relativamente curto, provavelmente sofreu com o torcicolo. É uma  contração dos músculos localizados na região da cervical que pode causar dor de  moderada a forte e afetar a rotina e as atividades do dia a dia.
As causas mais comuns são a posição errada na hora de  dormir, a realização de um movimento brusco e rápido da região ou sobrecarga em  algum exercício físico. Estresse do dia-a-dia também são grandes  desencadeadores do torcicolo. 
Para aliviar a tensão dos músculos, vale apostar na  tradicional compressa de água quente. E nos alongamentos. Caso a combinação não  seja suficiente, procure um médico para uma avaliação mais completa.
Sentir dor na coluna não é normal. A dor é um sinal de que  algo não está bem. A  Franquia Doutor  Hérnia oferece um tratamento especializado para hérnia de  disco, dores no nervo ciático e patologias da  coluna vertebral. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um  diagnóstico cinesiofuncional  preciso do  problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

É IMPORTANTE CUIDAR DA COLUNA VERTEBRAL


Cuidados com a colunaA coluna  é a parte mais nobre do esqueleto, localizada no tronco, e consiste em  vértebras cervicais, torácicas e lombares. Ela faz a ligação entre a cabeça e  os quatro membros, além de abrigar e proteger a medula, que origina os nervos e  controla nossos movimentos. Portanto, a coluna vertebral serve de apoio para  outras partes do esqueleto.
A dor na  coluna é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas. E segundo estimativas  da Organização Mundial da Saúde, 85% da população viverá ao menos um episódio de  dor na coluna ao longo da vida. O problema pode começar devido à má postura ou  até por razões mais graves, como processos degenerativos (artrose, hérnia de  disco, protrusão discal, entre outros). Quando acentuados, todos esses desvios  podem ocasionar efeito estético negativo, dores, além de outras complicações.  Devemos entender a dor na coluna como um sintoma e não como doença. Portanto,  não só ela como os outros desvios citados requerem atenção e tratamento.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CUIDADOS COM A COLUNA

Encostar as mãos nas costas 

10 exercícios de alongamento para Dor nas Costas
Sentar com as pernas dobradas, em posição de borboleta, e com as costas eretas, tentar aproximar as palmas das mãos, como mostra a imagem. 

Torcer as costas 

10 exercícios de alongamento para Dor nas Costas
Sentar no chão, apoiar uma mão próximo do bumbum e inclinar o tronco para trás. Para ajudar a manter essa posição pode-se dobrar uma das pernas e usá-la como apoio para o braço, como mostra a imagem. Depois repita para o outro lado. 

Pirâmide com a mão no chão

10 exercícios de alongamento para Dor nas Costas
Com as pernas afastadas, abrir os braços horizontalmente, e inclinar o corpo para frente. Apoiar uma mão no chão, no centro, e vira o corpo para o lado, mantendo a outra mão esticada ao alto. Depois repita para o outro lado. 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ALONGAMENTO QUE AUXILIAM A COLUNA

Inclinar a cabeça para baixo

Alongamento 6 
Alongamento 6
Com as duas mãos sobrepostas sobre a região posterior da cabeça, deve inclinar a cabeça para frente, sentindo esticar as costas. 

 Sentar sobre os calcanhares

10 exercícios de alongamento para Dor nas Costas
Ficar de joelhos no chão, e depois encostar as nádegas sobre os calcanhares e aproximar o tronco do chão, mantendo as mãos esticadas à frente, como mostra a imagem. 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

COMO ALONGAR CORRETAMENTE Continuação

 Esticar o pescoço

Alongamento 4 
Alongamento 4
Inclinar a cabeça para o lado e manter uma mão segurando a cabeça, forçando o alongamento. A outra mão pode estar apoiada no ombro ou pendida ao longo do corpo. 

 Inclinar a cabeça para trás

Alongamento 5 
Alongamento 5
Manter os ombros alinhados e olhar para cima, inclinando a cabeça para trás. Pode-se colocar uma mão na nuca para uma maior conforto, ou não. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

COMO ALONGAR CORRETAMENTTE

Os exercícios de alongamento muscular devem ser feitos antes e depois da atividade física e também servem como forma de tratamento, quando indicados pelo fisioterapeuta, porque eles melhoram a flexibilidade muscular, previnem e tratam dores musculares e articulares.

Durante o alongamento é normal sentir o músculo esticando, mas é importante não forçar muito para não prejudicar a coluna. Deve-se manter cada posição durante 20-30 segundos, repetir o movimento 3 vezes, ou manter cada posição durante 1 minuto, seguido.
Se sentir alguma dor ou sensação de formigamento, consultar um fisioterapeuta, para que ele indique um tratamento mais adequado.

1. Dobrar o corpo à frente



Alongamento 1
Com as pernas juntas dobrar o corpo para frente como mostra a imagem, mantendo os joelhos esticados. 

2. Esticar a perna


Alongamento 2
Sentar no chão e dobrar uma perna, até colocar o pé próximo das partes íntimas, e a outra perna estando bem esticada. Dobrar o corpo para frente, tentando apoiar a mão no pé, conforme mostra a imagem, mantendo o joelho esticado. Se não for possível alcançar o pé, chegar até o meio da perna ou tornozelo. Depois fazer com a outra perna. 

3. Chegar ao chão


Alongamento 3

Extraído do site:  https://www.tuasaude.com/exercicios-de-alongamento/

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

ACERTE A POSIÇÃO NA CAMA

      Imagem da internet
Para dormir de barriga para cima: utilize um travesseiro baixo embaixo da cabeça e outro travesseiro embaixo dos joelhos. Para dormir de lado: utilize um travesseiro que preencha o espaço entre a orelha e o ombro – para que sua cabeça não fique nem caída e nem erguida enquanto dorme – e outro travesseiro entre os joelhos. Ao se levantar da cama, fique de lado com os joelhos dobrados e, em seguida, coloque as pernas para fora da cama e se apoie nos braços para sentar.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Realinhamento da postura

                                                        Imagem da internet

Um dos objetivos da ginástica holística é o realinhamento das curvas da coluna, de modo que ela volte a ter o espaço articular adequado para as vértebras. Dessa forma, o método diminui ou elimina a compressão vertebral no disco.
Em primeiro lugar, isso faz com que ocorra uma melhora imediata nos sintomas da doença, já que os discos voltam a se hidratar com maior qualidade e conseguem fazer um melhor trabalho de amortecimento das vértebras.
Porém, não é só isso! Os exercícios conseguem, também, estimular o realinhamento postural, o que contribui diretamente para o alívio de dores causadas por essa condição em outros pontos da coluna.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

POSIÇÃO CORRETA PARA DORMIR




Acerte a posição na cama
Para dormir de barriga para cima: utilize um travesseiro baixo embaixo da cabeça e outro travesseiro embaixo dos joelhos. Para dormir de lado: utilize um travesseiro que preencha o espaço entre a orelha e o ombro – para que sua cabeça não fique nem caída e nem erguida enquanto dorme – 

e outro travesseiro entre os joelhos. Ao se levantar da cama, fique de lado com os joelhos dobrados e, em seguida, coloque as pernas para fora da cama e se apoie nos braços para sentar.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

PREVENÇÃO DE DORES NA COLUNA


Preste atenção em como se posiciona durante a rotina, pois isso pode afetar de forma crônica a sua coluna. Saiba como evitar isso.
Quem passa horas na frente do computador, fica muito tempo no trânsito ou na cadeira da faculdade, geralmente não se atenta ao modo como está sentado e acaba passando por muito tempo com a coluna torta, causando prejuízos não apenas na postura, mas no funcionamento de órgãos internos. E não é apenas sentar de modo inadequado que causa prejuízos para coluna, mas dormir e andar de qualquer maneira também podem trazer problemas a saúde. Sabe aquela dor nas costas ao acordar pela manhã? Então, ela pode ser erradicada às vezes com um simples ajuste ao deitar-se na cama.
Dormir

A posição mais adotada na hora de dormir é com o corpo de lado e ela pode ser mantida sem problemas se você colocar uma almofada entre as pernas. Se a posição favorita for de barriga para cima, posicione um travesseiro embaixo das coxas.

Extraido do site: https://www.maestrosaude.com.br/destaques/doencas-na-coluna-saiba-como-prevenir/

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CUIDADOS COM A POSIÇÃO PARA DIRIGIR continuação

                                                   Imagem da internet

Pernas e joelhos
Devem-se alcançar os pedais de tal forma que, mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados. Os joelhos devem estar ao nível dos quadris ou acima, para evitar sobrecarga da coluna lombar.

Imagem da internet
Braços 
Os braços devem ficar levemente flexionados ao segurar o volante. Com os braços esticados, o volante deve estar na altura dos punhos (evita lesões em colisões frontais; permite respostas rápidas frente às situações de perigo; alivia a tensão na musculatura do pescoço).

                                                                                                                               Imagem da internet
Pés
Os calcanhares devem estar sempre apoiados no assoalho do veículo, evitando a sobrecarga da coluna lombar.



                                                                      
 Extraído do site:  https://portaldotransito.com.br/noticias/motoristas-devem-ter-postura-correta-ao-dirigir/