A lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna. É a segunda maior causa de afastamento do trabalho e prejudica em muito as atividades do dia-a-dia. E o pior: ela tende a aumentar justamente porque passamos grande parte do tempo sentadas com posturas inadequadas. Sem contar o sedentarismo, que também contribui para a piora do quadro.
Infecções, inflamação, sedentarismo, erro postural, obesidade, osteoporose, lesões causadas por esportes, traumas, estiramento muscular, hérnia de disco, artrose e artrite são apenas alguns dos muitos fatores que podem desencadear a dor.
E é preciso tomar cuidado, essa região é de suma importância para o funcionamento de todo o resto do corpo. Ela permite que façamos a maioria dos movimentos, além de ser um pilar de sustentação para nos manter em pé.
A lombalgia pode ser classificada de 3 maneiras: a aguda, quando aparece de repente, podendo ser após um movimento brusco e com duração de aproximadamente 1 mês. A crônica, quando a dor é bem intensa e dura mais de 3 meses. E a referida, quando a dor parte da região lombar e irradia para outra parte do corpo, como posterior de coxa ou glúteos.
Simples atitudes evitam o de transtorno, como estar sempre atenta à postura, evitar carregar muito peso, dobrar os joelhos ao abaixar e manter uma vida ativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário